Aquecimento solar a vácuo: mais economia na utilização de energia

A necessidade de água quente nas torneiras e chuveiros das residências, aliada à redução de gastos com energia elétrica e à preocupação com o meio ambiente têm incentivado muitos consumidores a optar por fontes renováveis de energia. O moderno sistema de aquecimento solar a vácuo, combinado com painéis solares, torna viável e mais eficiente o aquecimento de água em casa.

Nesse artigo, entenda o funcionamento e os benefícios de utilização desse sistema.

O que é aquecimento solar a vácuo?

No sistema de aquecimento solar a vácuo, a energia solar é plenamente absorvida por tubos coletores que aquecem a água em seu interior. Os tubos coletores são envolvidos por tubos de vidro à vácuo, que têm a função de reduzir a perda de calor para o ambiente.

Como funciona o aquecimento solar a vácuo?

Existem dois modelos de aquecedor solar a vácuo, o modular e o acoplado, cada um com seu funcionamento específico.

Aquecedores acoplados

Esse é o modelo de aquecedor mais comercializado no mercado. Nesse tipo de sistema, acontece a convecção natural: a água quente de menor densidade é transferida para o boiler quando aquecida e a água fria, mais densa, para a parte baixa do tubo. Toda a água é mantida no reservatório que o mantém aquecida.

Aquecedores modulados

Nesse modelo, após o aquecimento por meio dos tubos a vácuo, a água é transferida para um canal superior (Manifold) e, em seguida, passa pelo sistema de termossifão, processo que leva a água quente para o reservatório.

aquecimento solar a vácuo

 9 vantagens do aquecedor solar a vácuo

Está pensando em ter essa tecnologia em casa? Selecionamos 9 vantagens que esse sistema proporciona:

1.      Eficiência

Essa fonte de energia renovável consegue chegar a temperaturas bem altas – superiores a outros modelos de aquecimento solar. Devido ao armazenamento no boiler, mesmo em dias chuvosos a água se mantém aquecida.

2.      Maior temperatura da água

Em sistemas comuns de aquecimento, a água chega a aproximadamente 70 graus. Se o Sol estiver bastante intenso, pode-se conseguir o máximo de 90°. Com o aquecimento a vácuo, obtém-se facilmente água quente a 100 graus, sem interferência da temperatura externa.

3.      Menor necessidade de armazenamento

Devido à sua alta eficiência energética, o aquecedor solar a vácuo tem necessidade de armazenamento de menor volume de água no boiler. Como a temperatura alcança valores bem maiores do que outras formas de aquecimento solar, é possível armazenar quantidades menores de água, com manutenção da autonomia do sistema.

4.      Redução da área coletora

Com um sistema de alta eficiência, o aquecimento solar a vácuo tem área coletora reduzida. Esse modelo demanda um espaço bem menor para instalação de seus coletores. Esse diferencial é importante especialmente quando se pensa em residência com pouco espaço ou telhado pequeno.

5.      Tecnologia de alta qualidade

Nos sistemas tradicionais de aquecimento solar os coletores são isoladores com ar e lã de vidro. Nos modelos a vácuo, a tecnologia é mais avançada e o isolamento acontece por vácuo. Isso gera um isolamento térmico muito melhor e mais eficiente.

6.      Alta durabilidade dos dispositivos

Os aquecedores a vácuo são compostos de material de alta qualidade, por isso, a durabilidade é bem maior. Os tubos do coletor são bastante resistentes e duram vários anos, inclusive sem necessidade de manutenções frequentes.

7.      Facilidade na manutenção

Os coletores são extremamente duráveis e resistentes, mas, caso ocorra algum problema, a manutenção do sistema é muito fácil, com a possibilidade de trocas pontuais dos tubos. Em sistemas mais tradicionais de energia solar, as vezes é necessário trocar grande parte do equipamento. No modelo a vácuo, há a possibilidade de trocar apenas o tubo danificado. Bem mais simples e prático.

8.      Facilidade na instalação

O sistema de aquecimento a vácuo também é mais leve e pode ser instalado facilmente, sem a necessidade de grandes reformas. Mas tudo deve ser feito por profissionais especializados.

9.      Mais economia na conta de luz

O chuveiro elétrico é responsável por aproximadamente 25% do valor total da sua conta de luz. Ao utilizar o aquecimento solar, você consegue água em temperatura agradável para o banho e garante redução de tarifas de energia.

More em ótima localização com economia e excelente custo-benefício

Quem está buscando opções de moradia com conforto, qualidade, mas não abre mão de economizar em alguns aspectos, como na conta de luz, tem no Condomínio Parque do Ingá a melhor solução de investimento.

Estrategicamente localizado no Buritis, ao lado do parque Aggeo Pio Sobrinho, o empreendimento tem vista para a natureza e conta com apartamentos de 3 e 4 quartos.

Como fontes de energia, o condomínio conta com uma usina fotovoltaica e 17 painéis solares de aquecimento a vácuo. Além de ser ambientalmente sustentável, a perspectiva é gerar uma economia de até R$ 130 mil por ano no consumo de energia elétrica.

Quer um futuro com mais qualidade de vida e economia? Conheça melhor o Condomínio Parque do Ingá e garanta seu espaço na melhor localização do Buritis.

Comentários

comentários