Bairro Santa Efigênia: breve história e 7 razões para morar lá

O bairro Santa Efigênia é um dos maiores de Belo Horizonte, reunindo características que agradam desde os moradores mais tradicionais, até os mais modernos.

Próximo ao hipercentro da capital, concentra um comércio variado, muitos serviços de saúde, opções de lazer para todos os gostos e idades e é um ótimo endereço para morar ou investir no próprio negócio.

Hoje você vai saber mais sobre a história do bairro e todas as vantagens para quem escolhe viver nessa vizinhança.

Batalhão da PMMG foi o marco inicial do bairro Santa Efigênia

A história do bairro Santa Efigênia caminha juntamente com a fundação do 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A construção do quartel – um prédio majestoso, em estilo neoclássico e com paredes de um metro de espessura – teve início em 1887, com o objetivo de receber os militares transferidos de Ouro Preto.

Em 1890, foi formado o Primeiro Corpo da Polícia Militar da província de Minas Gerais, comandado pelo Tenente-Coronel José Victoriano de Oliveira Moura, contribuindo intimamente para o desenvolvimento da região.

O batalhão e o caráter militar são, portanto, as origens do bairro Santa Efigênia, que recebeu o nome da padroeira dos militares. Além do Quartel – um dos primeiros edifícios oficiais da capital mineira, você encontra no bairro a Capela de Santa Efigênia, erguida em 1902, e o Hospital Militar, fundado em 1914.

Bairro abrigou os primeiros trabalhadores de BH

Belo Horizonte, a primeira cidade planejada do Brasil, foi projetada pelo engenheiro Aarão Reis e inaugurada em 1897.

Os trabalhadores que ajudaram a erguer aquela que viria a ser a capital do estado também passaram a viver no bairro Santa Efigênia, juntamente com profissionais da saúde, professores, estudantes e funcionários públicos. Aos poucos, o bairro foi se desenvolvendo, deixando de ser uma região apenas de militares.

Atualmente, o bairro conta com moradores de vários estilos e que procuram um local tranquilo de viver. Você encontra por lá muitas famílias, pessoas na terceira idade e jovens que estão em busca da boa localização.

Ficou com vontade de também viver no bairro? Confira as diversas vantagens que o bairro oferece!

Conheça 7 benefícios de escolher o bairro Santa Efigênia para morar

Para quem está procurando imóveis à venda em BH, o bairro Santa Efigênia deve ser considerado entre as possibilidades. Além de sua importância histórica para o desenvolvimento da cidade, oferece muitos benefícios para seus moradores. Confira 7 deles, a seguir.

1 – Localização privilegiada

Um dos principais benefícios do bairro Santa Efigênia é a sua localização privilegiada. A apenas 2 km de distância do Centro, está próximo de todas as facilidades, com a vantagem de ser mais tranquilo.

Algumas das vias mais importantes de Belo Horizonte passam por ali, como as avenidas Brasil, dos Andradas e do Contorno.

Com alguns minutos, é fácil chegar ao Palácio das Artes, visitar a Feira Hippie aos domingos ou passear pela região da Savassi.

Essa facilidade no trânsito também contribui para quem vai de carro para o trabalho, já que as avenidas que passam por ali ligam rapidamente a todas as partes da cidade.

2 – Ampla rede de saúde

No Santa Efigênia está situada a Região Hospitalar, um perímetro que concentra os principais hospitais públicos do estado, como o Hospital das Clínicas, o Pronto Socorro João XXIII, o Hospital São Lucas e a Santa Casa.

Também há uma rede completa de clínicas e consultórios médicos de várias especialidades, facilitando bastante a vida quando surge a necessidade de consultas médicas.

3 – Variedade de comércio e serviços

Já citamos que o bairro é muito próximo do hipercentro. Mas nem é preciso se deslocar até lá, já que o Santa Efigênia tem comércio completo, oferendo todos os serviços e produtos que o morador precisa.

Agências bancárias, loteria, mercados, padarias, farmácias, centros comerciais, um shopping center e toda a infraestrutura necessária para se viver nos dias atuais são encontradas no bairro.

4 – É referência de boas instituições educacionais

Para famílias com crianças, que se preocupam com o futuro dos filhos, a região possui instituições educacionais de referência, como a Escola de Medicina da UFMG, O Grupo Educacional D. Pedro e a Faculdade de Medicina da UFMG.

E ainda está perto de escolas importantes como o Colégio Arnaldo e o Instituo Logosófico, no Funcionários.

5 – Opções de lazer e cultura

Ao procurar um imóvel à venda em BH, além da estrutura básica para uma via tranquila, é importante encontrar opções para se divertir. E é exatamente o que o bairro Santa Efigênia oferece.

Há inúmeras opções de bares, restaurantes e casas noturnas que atraem pessoas de todas as regiões da cidade.

As Praças Floriano Peixoto e Hugo Werneck também são ótimos locais para passear com a família ou praticar exercícios.

Já quem gosta de arte, ainda pode visitar o Centro de Cultura do Sesiminas, onde acontecem exposições e peças de teatro.

6 – Várias linhas de transporte público

A qualidade de vida de moradores passa por vários aspectos, incluindo a mobilidade e transporte público. No Santa Efigênia o belo-horizontino tem acesso a 14 linhas de ônibus e uma estação de metrô.

Assim, é possível se locomover por toda a cidade e chegar onde precisa – para trabalhar, estudar ou se divertir.

7 – Tradição e modernidade andam juntas

O bairro Santa Efigênia tem uma característica valiosa: apesar de toda a infraestrutura e desenvolvimento, a região mantém algumas tradições interioranas, como o perfil de residências familiares e o hábito de manter uma boa relação com a vizinhança.

De segunda a sexta, o morador aproveita as facilidades da vida moderna, como hospitais, escolas e lojas bem perto de casa, mas, aos fins de semana, pode desfrutar de ruas sossegadas e com uma vizinhança amigável.

Imóveis à venda em BH: invista no Santa Efigênia

Já deu para entender que, ao investir em imóveis à venda em BH, o Santa Efigênia pode liderar a sua lista de escolha, ou pelo menos ser cotado como uma boa opção.

O bairro é o local ideal para quem busca conforto e praticidade para sua família, tendo todas as necessidades atendidas rapidamente e sem precisar ir para longe.

Conheça o Edifício Fascino, que está sendo construído para proporcionar toda a qualidade de vida que você merece, com acabamentos de padrão elevado, projetos sustentáveis e tecnologias que melhoram o dia a dia e são menos agressivas com o meio ambiente.

Ainda em dúvida sobre onde vai morar? Veja a nossa lista com os melhores bairros de BH e decida qual deles tem tudo para abrigar sua nova casa.

Comentários

comentários