Comprar ou alugar: análise definitiva sobre como investir na sua próxima residência

Sair da casa dos pais para morar sozinho ou formar a própria família é um passo muito importante e deve ser feito de maneira prudente, e é nessa hora que bate a principal dúvida em relação a mudança: comprar ou alugar?

Além de definir em qual bairro prefere morar e avaliar o custo-benefício de cada região, o futuro morador deve decidir se é melhor comprar ou alugar um apartamento e essa raramente é uma escolha fácil.

Nesse artigo, reunimos os principais pontos de cada um, comparando os benefícios do aluguel e da compra para que você decida de que maneira irá investir no seu futuro imóvel.

Comprar ou alugar: como avaliar os investimentos?

A conquista da casa própria ainda é um dos grandes sonhos da maioria dos brasileiros. A sensação de segurança somada ao investimento em um bem próprio e durável fazem com que que esse seja um projeto de vida.

Em termos financeiros, esse projeto deve ser medido na ponta do lápis para avaliar se vale mais a pena comprar ou alugar.

De acordo com o economista Dony de Nuccio, uma fórmula matemática simplifica a conta: divida o valor do aluguel pelo valor total do imóvel e multiplique por 100. Compare o resultado com a taxa de rendimento de uma aplicação fixa como poupança, fundos de renda fixa, CDB e tesouro direto.

Se o valor for maior, a compra é a melhor opção. O resultado menor indica a possibilidade de investir esse dinheiro e morar de aluguel.

Outros fatores envolvem a decisão

Não é apenas o valor financeiro que deve ser considerado na hora de decidir entre comprar ou alugar. Aspectos como estabilidade profissional e econômica, poder aquisitivo, capacidade de financiamento a longo prazo e valor da entrada também devem ser colocados na equação.

Importante: tenha certeza de que a parcela caberá no seu orçamento. A compra do próprio apartamento é um compromisso que exige responsabilidade e deve ser priorizada no fluxo de pagamentos.

comprar ou alugar

Quais as vantagens de comprar?

Comprar um imóvel é investir em algo que é seu, realizando um sonho importante, o que impulsiona o planejamento financeiro de muitas pessoas. Entre as vantagens, estão:

  • A possibilidade de reformar, pintar e transformar os cômodos quando quiser (lembrando que mudanças estruturais precisam ser respaldadas por laudo técnico, conforme a legislação brasileira);
  • Valorização do imóvel a longo prazo, sendo um verdadeiro investimento com possibilidade de retorno financeiro;
  • Garantia de mais estabilidade para toda a família, com a certeza de que o patrimônio é duradouro e permanente;
  • Ausência de incertezas: ao contrário do aluguel, quitando devidamente seus impostos, não haverão pessoas ou empresas solicitando a sua mudança.
  • Possibilidade de alugar para outras pessoas, o que gera uma receita mensal para o orçamento da família.

Quais as vantagens de alugar?

Mesmo que o imóvel não seja uma propriedade do morador, há alguns benefícios em optar pelo aluguel:

  • Flexibilidade para mudar de endereço: um contrato de aluguel normalmente tem duração de um ano (considerar variações). Para quem gosta de estar sempre em um lugar novo e tem o desprendimento de mudar de vida com mais frequência, esse é um jeito simples e sem burocracia de morar em uma casa nova a cada ano.
  • Manutenção é responsabilidade do dono: reparos na estrutura do imóvel devem ser custeados pelo locatário. A longo prazo, pode representar economia para o inquilino.

E qual a melhor opção?

No momento não existe uma resposta exata. Cada um deve analisar sua situação financeira e perfil pessoal. Entretanto, a compra continua sendo a realização de um sonho, e também uma garantia de moradia às suas gerações futuras.

Há quem prefira não se estabelecer em um endereço permanente, mas, para uma parte significativa da população, pagar aluguel durante anos provoca uma sensação de “dinheiro jogado fora” já que você está direcionando uma parte importante da renda para um bem que não é seu.

Historicamente, comprar uma casa ou apartamento é um dos investimentos mais seguros em todo o mundo e que tende a se valorizar a cada ano.

Assim, mesmo que nesse momento você opte pelo aluguel, o recomendado é usar a economia para investir em fundos de renda fixa. Isso vai gerar mais rendimento para seu dinheiro e proporcionar um saldo positivo para que, no futuro, seja possível repensar e até mesmo decidir pela compra.

Qual o melhor momento para comprar?

Se, por um lado, o desaquecimento da economia traz instabilidades para diversos setores de mercado, para quem está planejando comprar um imóvel esse é o momento ideal.

Com a alta oferta, o comprador, por vezes, consegue negociar o valor do imóvel e chegar a um acordo que seja interessante para ambas as partes. Além disso, as ofertas e condições de pagamento estão ajustadas ao atual cenário dos brasileiros.

Para quem tem capacidade de pagamento à vista, o negócio tende a ser ainda mais vantajoso.

Compre seu apartamento novo em um dos melhores lugares para se morar em Belo Horizonte

Comprar o seu apartamento novo não precisa ser mais um sonho. Com os novos empreendimentos da Intacta Engenharia já é possível tirar os planos do papel adquirir a casa própria, morando em uma das quatro melhores capitais do Brasil.

Os residenciais têm opções de apartamento com 2, 3 e 4 quartos, projetados para proporcionar conforto e segurança para que você e sua família tenham mais qualidade de vida.

A estrutura também é pensada com base em tecnologias sustentáveis e de menor impacto (a exemplo do sistema de aquecimento solar do Condomínio Parque do Ingá), trazendo o que há de mais moderno para o dia a dia dos moradores.

Acesse a página com os lançamentos mais recentes da Intacta e conheça o endereço da sua casa nova!

 

Comentários

comentários