Energia fotovoltaica: mais eficiência e economia no dia a dia

Com taxas cada vez mais elevadas das tarifas elétricas, os brasileiros buscam por alternativas que ajudam a reduzir o consumo e o valor final da conta de energia. Uma das soluções aplicadas é a utilização de energia fotovoltaica nas residências.

O que é a energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica é obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade.  O sistema é composto por células fotovoltaicas, fabricadas com materiais semicondutores, responsáveis por essa conversão.

Como funciona a energia fotovoltaica?

Para obter a energia fotovoltaica é necessário instalar os chamados painéis solares. Constituídos por células solares, esses dispositivos captam a irradiação de luz solar e transformam em eletricidade para sua residência. Basicamente, o processo se dá em quatro etapas:

1. Geração de energia por meio do painel

O sistema capta a energia proveniente da luz solar e, por meio de reações físicas, a transforma em energia elétrica. Os painéis solares são instalados no telhado conectados entre si e também ao inversor de frequência

2. Conversão e distribuição de energia solar

No inversor a corrente elétrica chega de maneira contínua e a mesma é transformada em corrente alternada e transmitida para a rede elétrica residencial.

energia fotovol

Vantagens da energia fotovoltaica

Meio ambiente

A energia solar é capaz de reduzir o impacto no meio ambiente. Para se produzir o painel fotovoltaico precisa-se de muita energia na fabricação. Porém, durante a sua vida útil o painel gera mais de 20 vezes a energia consumida na sua fabricação, sem emissão de poluentes.

Energia funcional e viável

Com o uso crescente desse tipo de energia, as instalações solares têm ficado mais baratas e cada vez mais potentes. Isso significa que a sua utilização está ficando mais fácil e viável.

Menor custo de manutenção

As centrais de processamento desse tipo de energia necessitam de manutenção mínima e, quando isso acontece, o custo é baixo.

É renovável

Diferentemente de outras fontes de energia, não se ouve falar em escassez da luz solar. O sistema de energia fotovoltaica é capaz de absorver a energia do sol mesmo quando o tempo está nublado ou chuvoso.

Garanta esse benefício

Se você está procurando um lugar para morar em Belo Horizonte (MG), e quer garantir essa funcionalidade, o melhor é se mudar para empreendimentos que já foram construídos com essa finalidade. Esse é o caso do Condomínio Parque do Ingá, que já possui esse sistema.

Situado ao lado do Parque Aggeo Pio Sobrinho, no bairro Buritis, o empreendimento possui localização privilegiada, com vista para a natureza e acesso a todas as facilidades da região.

Com 3 e 4 quartos, o condomínio também está alinhado aos princípios mais atuais de preocupação ambiental e oferece energia gerada a partir de usina fotovoltaica, produzindo energia limpa e economia para os moradores. Ao final de cada mês, a energia extra gerada será abatida da conta de luz mensal do condomínio.

Além disso, os moradores também contarão com aquecimento solar a vácuo. São 17 painéis instalados pelas três torres do empreendimento. Com alta eficiência, o sistema tem capacidade para aquecer 13 mil litros de água, gerando economia de até 130 mil reais em consumo de energia elétrica.

Quer fazer parte desse novo estilo de vida? Acesse o site do Parque do Ingá e saiba mais.

Comentários

comentários