Onde morar em BH? Conheça algumas regiões da cidade

Quem se pergunta onde morar em BH e ainda tem dúvidas sobre qual a melhor localização da cidade, deve levar em consideração vários fatores. Mobilidade urbana, facilidades perto de casa, segurança e proximidade com o local de trabalho são essenciais para garantir mais qualidade de vida.

Outro item que merece atenção é analisar se o endereço fica em uma região mais tranquila ou agitada da cidade. Como Belo Horizonte possui grande quantidade de barzinhos e restaurantes, vale a pena analisar se a localidade está de acordo com seu perfil: mais calmo ou mais boêmio. Afinal, BH é conhecida como a capital nacional dos bares.

Para te ajudar, reunimos algumas dicas sobre as regiões de BH mais valorizadas, para que você faça a sua escolha com confiança!

Conheça as regiões onde morar em BH

Com 2,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte é uma das principais capitais do país, tanto em volume de população quanto em relação ao seu desenvolvimento econômico.

A cidade é dividida em nove regiões: Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Pampulha e Venda Nova. Cada uma é administrada por uma regional da prefeitura e tem orçamento próprio para proporcionar melhorias para o morador.

Conhecer suas características e facilidades faz toda a diferença na hora de tomar a decisão final sobre onde morar em BH.

Melhores regiões de BH para morar

Dentre as nove regiões de BH, reunimos 4 opções que merecem sua atenção e que atraem investidores e construtoras e abrigam os melhores bairros de Belo Horizonte. Confira!

Região Centro-Sul

Reunindo os bairros com o metro quadrado mais valorizado da capital mineira – como Savassi, Funcionários e Lourdes – a região Centro-Sul conta diversos empreendimento residenciais e comerciais e é uma das mais procuradas na cidade.

Outros bairros tradicionais, a exemplo do Santa Efigênia, Barro Preto e Santo Agostinho também ficam na mesma região. E o futuro morador pode escolher entre imóveis mais luxuosos ou os mais acessíveis, com boa relação custo-benefício.

O Centro-Sul é um ponto muito cobiçado por quem busca onde morar em BH. Com alto nível de urbanização, a região conta com tudo que o morador precisa, oferecendo opções de cultura e lazer, escolas, hospitais – em destaque a região hospitalar, localizada no bairro Santa Efigênia -, pontos turísticos e uma boa vizinhança.

Por ser a região do centro da cidade, possui muitas linhas de transporte, comércio variado, shoppings, e grande quantidade de serviços que vão deixar a vida do morador muito mais fácil: tudo pode ser resolvido ao lado de casa!

Região da Pampulha

Outra região de BH que atrai muitos olhares é a Pampulha, uma das mais modernas da cidade, que, ainda nos anos 1940, foi desenvolvida com base em um projeto urbanístico de arquitetura de Oscar Niemayer.

A área planejada marca o perfil inovador de Belo Horizonte, que permeia todo a construção da cidade desde a sua fundação.

Hoje, a Pampulha tem como vias de acesso algumas das principais avenidas da cidade, como a Antônio Carlos e Carlos Luz, que fazem ligação às outras regiões e ao Anel Rodoviário e Rodovia Fernão Dias.

Quem escolhe morar na Pampulha garante benefícios como variedade de transporte público, com muitas opções de ônibus e MOVE e também acesso facilitado ao Aeroporto da Pampulha.

O morador consegue viver e trabalhar na mesma região e encontra muitas opções de serviços, comércio e instituições de ensino; além de estar perto de um dos principais pontos turísticos da capital, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

onde morar em bh

Região Oeste

Intimamente ligada à fundação da Capital, a região Oeste conta com bairros tradicionais, como o Calafate, onde foi construída a Primeira Estrada de Ferro Oeste de Minas, em 1902, e o Prado, onde se localizava a Rua Platina, o principal corredor para a passagem de carroças com material de construção que faziam parte das obras da futura cidade.

Desde seu início, a região é muito valorizada, e outros populares bairros de Belo Horizonte (Gameleira, Nova Suíça, Barroca, Betânia, Estoril) também ficam por lá.

Com o rápido crescimento populacional dos últimos anos, houve a necessidade de construir muitos prédios, assim, essa é uma região com muitos empreendimentos.

Para quem está pesquisando bairros e regiões onde morar em BH, a regional Oeste é uma excelente opção com bastante facilidade de acesso a toda a cidade e aos municípios próximos, como Contagem e Betim. A região Oeste é cortada por vias importantes como as avenidas Amazonas, Tereza Cristina, Barão Homem de Melo e a Via Expressa, o que contribui para a mobilidade.

O morador ainda conta com outros benefícios oferecidos pelos bairros da região. São muitas opções de escolas e universidades, incluindo instituições reconhecidas nacionalmente, variedade de comércio e serviços, e o conforto de ter o que precisa nas proximidades de casa.

Outro fator de destaque é o crescimento do bairro Buritis. Fundado nos anos 1970, ele tem atraído muitos investidores e jovens casais, sendo um dos locais mais procurados para morar em BH.

Região Nordeste

A região Nordeste vem crescendo muito nos últimos anos e também sendo bastante considerada por quem está em busca da casa nova, principalmente pela sua facilidade de acesso.

Os bairros da região são cortados pela Avenida Cristiano Machado, onde estão localizadas importantes referências turísticas, como o Minas Shopping, que hoje conta com uma estação de metrô que leva seu nome e contribuiu fortemente para o desenvolvimento local.

Até mesmo pela proximidade com a área central de Belo Horizonte, bairros como o Cidade Nova, União e Fernão Dias são muito procurados por jovens casais e famílias que estão começando a se estruturar e buscam conforto e praticidade com um bom custo-benefício.

Entre as vantagens de escolher essa região para morar, estão a variedade nas linhas de ônibus, o trânsito – que, embora seja intenso nas horas de pico, não se compara ao fluxo de outras regiões, e a boa infraestrutura, com comércio, lazer e serviços.

Você tem alguma indicação sobre as facilidades de outras regiões? Deixe um comentário e não esqueça de compartilhar esse artigo. Confira também os diferenciais dos empreendimentos da Intacta, que estão localizados nas melhores regiões da cidade!

Comentários

comentários